loader image
Novo Logo eCOfunding fundo remov.
Novo Logo eCOfunding fundo remov.
Imagens Posts Blog (3)

Artigos

Hidrogênio Verde: O que é e quais suas implicações?

O hidrogênio é o elemento químico com maior disponibilidade na terra e seu futuro como fonte de energia parece ser promissor. Seus principais usos são como combustível, já usados em veículos terrestres e aeroespaciais, e como armazenador de energia, como baterias.

Seu meio de obtenção mais viável atualmente é pela eletrólise da água, um processo que necessita de muita energia para sua realização. E é nesse processo que se distingui o Hidrogênio Verde, sendo ele o que utiliza apenas energias limpas e renováveis (normalmente eólica ou solar) para a realização desse processo. Hoje em dia cerca de 90% do hidrogênio produzido utiliza combustíveis fósseis no processo, como gás natural e carvão.

Ele é bem superior aos combustíveis comumente utilizados, gerando cerca de 3 vezes mais energia por unidade de massa que a gasolina e 120 vezes mais que uma bateria de lítio, sendo a água o único resíduo do processo de sua queima. Ou seja, um combustível totalmente limpo.

Porém, há alguns aspectos negativos dessa fonte atualmente, como seu alto custo de produção e transporte, sendo necessária uma grande quantidade de energia para sua obtenção, sua grande perda de energia durante esse processo e o cuidado necessário para seu transporte, sendo exigido elevados requisitos de segurança.

A Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) considera que a produção de hidrogênio a partir das energias renováveis tem potencial para gerar 19 exajoules de energia em 2050 (cerca de 5% do consumo global). É possível que sejam necessários cerca de 16 TW de capacidade de energia solar e eólica – 120 exajoules – para gerar hidrogênio verde.

O hidrogênio como combustível já é realidade em países como Estados Unidos, Rússia, China, França, Alemanha e Japão, e vários projetos estão sendo construídos na Austrália e no Canadá. O Chile apresentou esse ano um plano para acelerar a produção de hidrogênio verde, com o objetivo de se tornar um país neutro na emissão de carbono até 2050.

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com quem possa gostar também e inscreva-se em nossa newsletter e receba mais conteúdos exclusivos como esse!

Inscreva-se em nossa newsletter.

Acesse o melhor conteúdo ESG selecionado exclusivamente para você

e faça parte da nossa comunidade.

  •  

Inscreva-se em nossa newsletter.

Acesse o melhor conteúdo ESG selecionado exclusivamente para você

e faça parte da nossa comunidade.

  •  

Menu

Sobre Nós

Somos a primeira plataforma de investimentos sustentáveis do Brasil e temos como missão transformar o jeito como

as pessoas investem, oferecendo investimentos de impacto de forma simples, segura e online.

Contato

Menu

Sobre Nós

Somos a primeira plataforma de investimentos sustentáveis do Brasil e temos como missão transformar o jeito como as pessoas investem, oferecendo investimentos de impacto de forma simples, segura e online.

Contato

Somos regulados por:

cvm-logo

Nossos parceiros:

Selo Fintech Segura
Acordo_ambiental_são_paulo

Somos regulados por:

cvm-logo

Nossos parceiros:

Selo Fintech Segura
Acordo_ambiental_são_paulo

Copyright © 2021 | eCOfunding. All Rights Reserved.

Copyright © 2021 | eCOfunding. All Rights Reserved.