loader image
Novo Logo eCOfunding fundo remov.
Novo Logo eCOfunding fundo remov.
Imagens Posts Blog (13)

Artigos

Energia Eolica Offshore: O Que É?

A energia eólica offshore consiste na implantação de aerogeradores em águas marítimas, aproveitando da força e maior constância do vento. O potencial de geração de energia desse método é consideravelmente maior do que em terra, sendo o recurso eólico disponível no mar até duas vezes superior ao disponível em terra.

Dentre suas vantagens está a ampla disposição de espaço para sua implantação e a não poluição sonora e visual de um espaço povoado. Apesar disso, seus custos de implantação também são superiores ao método eólico em terra, sendo necessário uma grande estrutura de transmissão.

Normalmente, os aerogeradores são de dois tipos: que se fixam por ancoragem ou por boias e materiais similares (Floating Offshore Wind Turbines), sendo o primeiro localizado em águas não muito profundas (cerca de 30m de profundidade), enquanto o outro permite ser instalado em alto mar, onde os ventos são ainda mais abundantes.

Apesar de não ser muito difundida atualmente no Brasil, ela já é de uso comum na Europa há algum tempo devido à falta de terras disponíveis, representando boa parte da energia gerada em países como Reino Unido e Alemanha. Para se ter uma ideia, apenas em 2015, a Alemanha já detinha cerca de 543 usinas eólicas instaladas em sua costa.

No mundo, prevê-se que a energia eólica offshore crescerá 15 vezes nas próximas duas décadas, visto que este mercado cresceu quase 30% ao ano entre 2010 e 2018.

No Brasil, a expectativa é de que o primeiro parque eólico do gênero seja inaugurado até 2023, em Caucaia, Ceará. No momento, o projeto passa por questões burocráticas de aprovação e após isso deverá ser concluído em dois anos de construção.

O projeto, que possui uma previsão de investimento acima dos R$6 bi, consiste na instalação de 59 aerogeradores, capazes de gerar 580 megawatts de potência no total.
A falta de legislação específica para a instalação offshore no Brasil tem criado uma barreira para os investimentos nessa área, gerando certa insegurança jurídica.

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com quem possa gostar também e inscreva-se em nossa newsletter e receba mais conteúdos exclusivos como esse!

Inscreva-se em nossa newsletter.

Acesse o melhor conteúdo ESG selecionado exclusivamente para você

e faça parte da nossa comunidade.

  •  

Inscreva-se em nossa newsletter.

Acesse o melhor conteúdo ESG selecionado exclusivamente para você

e faça parte da nossa comunidade.

  •  

Menu

Sobre Nós

Somos a primeira plataforma de investimentos sustentáveis do Brasil e temos como missão transformar o jeito como

as pessoas investem, oferecendo investimentos de impacto de forma simples, segura e online.

Contato

Menu

Sobre Nós

Somos a primeira plataforma de investimentos sustentáveis do Brasil e temos como missão transformar o jeito como as pessoas investem, oferecendo investimentos de impacto de forma simples, segura e online.

Contato

Somos regulados por:

cvm-logo

Nossos parceiros:

Selo Fintech Segura
Acordo_ambiental_são_paulo

Somos regulados por:

cvm-logo

Nossos parceiros:

Selo Fintech Segura
Acordo_ambiental_são_paulo

Copyright © 2021 | eCOfunding. All Rights Reserved.

Copyright © 2021 | eCOfunding. All Rights Reserved.