Notícias
China Instala 10 Mil Estacões de Carregamento Elétrico Por Mês
De acordo com dados divulgados no fim do mês de julho pela China Electric Charging Infrastructure Promotion, foram instaladas recentemente cerca de 566.000 estações públicas de carregamento elétrico em todo o país.
De agosto de 2019 a julho de 2020, em média 10.000 estações foram instaladas por mês, totalizando 1,341 milhão de unidades. Isso representa um crescimento anual de 27,6%.
Apesar do crescimento brutal das instalações de abastecimento elétrico, sua taxa de crescimento ainda é bem inferior à dos veículos elétricos, algo que pressiona as grandes províncias a acelerar a expansão de sua linha de carregamento público. Apenas a capital Pequim pretende concluir a construção de pelo menos 50.000 novas estações de carregamento e 100 estações de troca de bateria no ano 2020.
Os principais usuários das estações são os ônibus e veículos de passageiros. Hoje em dia, a maioria da frota de ônibus e veículos públicos chineses já é elétrica, sendo comum em Shenzen, por exemplo, que pontos de ônibus possuam uma plataforma capaz de recarregar o veículo.
Atualmente, a tributação de um veículo movido à combustão é extremamente alta na China, tornando cada vez mais caro a fabricação e a aquisição do mesmo, além dos incentivos e subsídios oferecidos à indústria para o gênero elétrico.
Isso muito incentivou o boom do setor que o país vive. Dados de 2017 mostram que metade dos carros elétricos vendidos no ano foi para o mercado Chinês, porém ainda representando uma ínfima porcentagem das vendas de veículos no país.
Apesar de todo esse esforço do governo para estimular o setor, alguns estudos mostram que o veículo elétrico pode poluir tanto quanto ou até mais do que o movido à combustão no país, se levarmos em conta que sua principal matriz energética ainda são as termelétricas movidas a carvão.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com quem possa gostar também e inscreva-se em nossa newsletter e receba mais conteúdos exclusivos como esse!